...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Acabouu - Alias menos um!

Depois de muito trabalho e muita dedicação a pesquisa feita com o tema Síndrome de Down (Inovar e Incluir já faz parte da sua vida?!)...enfim chegou o dia da Apresentação.
Dia 13.10.2010 foi especial e inesquecível.
Por não se tratar de só mais um trabalho ou apresentação de faculdade, foi uma pesquisa com verdadeira "aprendizagem significativa", aprendizagem de todos os lados, na realização dela em si.
Confesso que me peguei muitas vezes emocionada, na hora da pesquisa...lendo alguns relatos de pais, alguns bem profundos mesmo, a superação, a inclusão acontecendo e quando não se sentem incluidos é uma tristeza tamanha, para eles mesmo que não tem culpa alguma de nada, por simplesmente nascer diferente, para os familiares.
Mas no final da nossa apresentação, como a Professora mesmo descreveu...a sensação é de alívio. E Graças a Deus e algumas pessoas que falarei logo mais, a sensação de alívio vem juntamente com uma bem melhor de "missão comprida".
Confira juntamente algumas fotos (Amo muito tudo isso!)
Agradecimentos
A dedicação do nosso grupo: (Juliana, Liliana, Marciana e Paulo).
O empenho foi geral, as horas de apresentação é nada por trás do tanto de tempo e dedicação que se da a um trabalho.Mas teve umas realizações que merecem ser comentadas e deixo aqui já o meu agradecimento a eles.
Eu e a Jú, nos vimos em cenas engraçadas...
Resolvemos fazer as camisetas para a apresentação, o impasse na hora da compra, escolha de tamanho e cores...enfim, atacamos de "artistas" e fomos bordar as camisetas, até minha filha entrou na dança, que criança não gosta de uma arte?!
Falando em filha, o agradecimento a família nesse momento vem bem acalhar...é a disposição do marido a levar de um lado para o outro, é a mãe da Jú ao fazer um lanchinho bom (hummm!), toda família querendo dormir e em plena quase meia noite, nós duas colocando camisetas no varal para secar a tinta.
A Li, que do meu ponto de vista, teve uma linda inspiração na criação do "Pai Nosso da Inclusão" e se sensibilizou bastante com o tema e assim como eu, se viu emocionada por varias vezes diante da pesquisa.
A cima foto da hora em que finalizamos, com a oração do Pai Nosso da Inclusão na sala.
A Marci, tenho nem o que falar da dedicação dela nesse trabalho...pois através do material colhido da nossa pesquisa de campo, que foi feita com seu aluno com SD, do qual convive diariamente, que pude perceber como ela tem a contribuir pela educação...o amor pelo que faz, a sua calma, a sua alegria contagia, o seu cuidado. Quem dera algumas "Marcianas" nessas escolas, incluindo e fazendo de um tudo para essas crianças realizarem as mesmas atividades com os alunos.
Ao Paulo, que também contribui e se propôs a visitar uma escola de educação especial aos portadores de SD, embora não pode ter acesso a fotografias/vídeos, conversou com uma especialista onde trouxe boas informações...além disso, como excelente músico, produziu com seu instrumento, o Saxofone - uma música infantil, para o vídeo que passamos na apresentação com o Robson (Se essa sua, se essa rua fosse minha...). Esta certo que a Professora não gostou muito dele não ter ido tocar ao vivo, quando soube!!
Valeu mesmo galerinha!
Agradecimentos Especiais: Para a Angela (mãe) e ao Robson, que nos permitiram ter um olhar mais próximo do tema abordado e ficamos felizes em saber que a inclusão faz parte de sua vida.
A participação da sala, a contribuição na dinâmica na realização dos acrósticos e aos relatos finais...ouvir deles que foi um belo trabalho, que havia introsamento no grupo, que conseguiram entender sobre os cromossomos - números de pares, o aumento de mais um que o exame genético (cariótipo) reconhece.
Agradeço a Patrícia onde fizemos uso de uma fala sua "A inclusão não deve ter apenas o objetivo de alfabetizar, mas da convivência em grupo para a socialização" e agradeço também a Érica, a ganhadora do melhor acróstico por votos quase unanimes...que levou tbm de recordação, uma camiseta com a nossa "arte", com o símbolo da diferença.
E a nossa querida "Cristina Dias", nosso muito Obrigada.
Pois tem feito com que olhemos para a inclusão, como algo possível, que pelo seu modo de ensinar, não sentimos aquele friozinho que dá antes de qualquer apresentação (peraí eu confesso, senti ele do mesmo jeito!), mas eu sabia que qualquer deslize, não seria ela a nos julgar. Sem qualquer medo, inovamos e deixamos a nossa criatividade falar mais alto, eu a admiro muito...e penso que é assim que tem que ser e que quero muito ser com "meus aluninhos".
Tem preço receber um email desse, com essa mensagem ao final do dia ?!
"Meus Sinceros Parabéns para vc e todo seu grupo...!!
O vosso Seminário foi Espetacular...!!!
fiquei emocionada e orgulhosa de ser a professora de vocês...!!"
Ah além de estar apaixonada pelo meu curso - Pedagogia, gostando muito da matéria Educação Inclusiva.
Estou estagiando com uma criança especial, que nem sempre deve se sentir inclusa pelo que percebo. Na minha sala tem além dela, crianças muito especiais e o melhor elas são diferentes (Afinal, ser diferente é Normal) e no decorrer dos dias, que dirá de 1 ano, nós professores temos oportunidade de conhecermos cada uma delas.
Viva a diferença, que possamos contribuir para boas diferenças na vidinha deles :)
Por Miia 14.10.2010
Dica: Clique aqui e ganhe 4 livros para ler para as crianças.

2 comentários:

atendentetelemarketing@blog disse...

Ficou muito bom o trabalho de vocês, adorei!!!

Carininha disse...

Eu gostei muito do trabalho de vocês, ah as camisetas ficaram muito lindas ....

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..