...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


domingo, 28 de novembro de 2010

Educação Inclusiva - Fim dos Seminários

Nesta quarta-feira (24/11/2010) finalizamos na faculdade a apresentação dos seminários.

Posso falar por mim...

O nosso grupo tivemos nas mãos, a responsabilidade de iniciar com o tema Síndrome de Down.

Os demais grupos, superaram a cada apresentação...desde as dinâmicas, as camisetas, lembranças, os relatos de acordo com a deficiência sugerida através dos temas.

- Tema: Autismo - 24.11.2010
7° Grupo (Dorothy, Marcinha, Clécio e Cida).

Ao último grupo, cujo o tema era "Autismo", tiveram a responsabilidade de finalizar e a altura. E como conseguiram!! Foi uma manhã realmente especial e emocionante.

Assim como todas apresentações nos trouxeram novos conhecimentosreflexões, recordamos todos os temas e cada um pode falar o que mais lhe marcou...

Eu me recordo da dinâmica do grupo de "deficiência visual", pois ao vendar meus olhos com lenços pretos e ao nos colocar para jogar um bola sonora, pude sentir na pele a deficiência. É uma sensação de angustia, incapacidade, os movimentos travam...viver a deficiência já não é algo fácil e ainda ter que conviver com a falsa inclusão da sociedade?  Realmente não deve ser tarefa fácil.
Que possamos  INCLUIR mais e mais...ensinar as crianças atitudes inclusivas e que no futuro bem próximo...possamos conviver todos juntos, com os direitos e deveres de cidadão respeitados.

Ao assistir esse vídeo, realmente não consegui impedir as lágrimas...



Esse vídeo me lembrou  que em uma das aulas de filosofia (Prof. Donizete), certa vez ouvi e concordo: "O nosso olhar é único, ninguém vê o que você vê" do seu ponto de vista, do seu lugar, da sua maneira...  Ou seja, cada um em si, se emociona com aquilo que lhe diz respeito, tem toda uma história de vida, tem toda uma maneira de cada um interpretar algo...

Como temos a aprender?
Como precisamos deixar de olhar de cara a deficiência e atentar para as possibilidades?
Como ao aceitar as DIFERENÇAS nos tornamos grandes, nos tornamos IGUAIS...

Na finalização, o grupo 7 - Trouxeram também uma linda retrospectiva dos temas apresentados, com as fotos dos grupos. - Eu contribui com algumas fotinhas, pois registrei todos..."Eu Amo muito tudo isso!"

Parabéns a todos os grupos. Parabéns a cada membro do grupo... 
Agradeço a todos e também a nossa querida Prof. Cristina Dias pela disciplina, por todos ensinamentos, que muito mais que as teorias, que levemos todos os conhecimentos adquiridos em busca de melhoria do nosso próximo...que possamos engolir o tal "Preconceito", olhemos para as belezas e perfeições que nos cercam.

Miriely Patrícia

0 comentários:

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..