...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tecnologia - Letramento na cibercultura

Tenho nos últimos dias, aprofundado o conhecimento/reflexão sobre todo este tema do post "Letramento na Cibercultura" (Tecnologia - Alfabetização e letramento - Cibercultura).

Antes confira aqui a primeira postagem que fiz, onde diz a razão que me fez criar essa página (Fev 2010).
Hoje, já não sei se as razões mudaram, mas posso afirmar que certamente depois da disciplina de TECNOLOGIA, tentarei mostrar bem mais o que penso com minha própria autoria.

Algum tempo atrás estive a campo e através de um questionário feito a uma professora de informática de uma turma do 1° ano da escola municipal, editei o vídeo abaixo, porém somente hoje tenho bem mais clareza de suas afirmações, pois sabemos o quanto o recurso de multímidia - o computador mais exatamente como suporte tem a contribuir se soubermos explorar suas ferramentas.

A inteligência coletiva do qual Pierre Lévy nos fala, está por toda parte.

Para o dilúvio de informações que ele comenta que existe (e é claro que existe, a internet/web 2.0 - NÃO PARA!), com toda essa liberdade de escrita, com as muitas opiniões/notícias... Consigo fazer uma ponte com a ferramenta da qual pesquisei "RSS", pois antes que você vai em busca de todas essas informações...elas podem vir até você como uma espécie de "filtrar" aquilo que lhe interesse e poupar seu tempo! [Possibilidade]





Caso queira complementar suas leituras, indico este blog que possui hiperlinks sobre o tema (Alfabetização e letramento). Há também alguns vídeos, dicas de livros...enfim.

Em se tratando da cibercultura envolvendo crianças, mais propriamente com a criação do blog...tenho certeza que promoverá aprendizagens significativas e elas ficariam muito interessadas em aprender a usar todas as ferramentas.
Digo isso, pois a minha filha quando iniciei o meu blog (fev 2010), quis um somente para ela. No começo eu resisti (confesso), mas com minhas razões...são tantas páginas que acabamos nos cadastrando, depois com o tempo largamos, esquecemos a senha, fica sem utilidade...eu disse a ela que ele seria só mais uma página dessas! Dito e feito...criação em fev de 2010 - última atualização Mar 2010.
Mas refletindo sobre as conversas na aula de Tecnologia II da faculdade...dei uma passada na página dela para observar isso de autoria...confesso que me encantei, tem um post da viagem que fizemos ao MS e é incrível perceber na autoria de suas postagens, aquilo que realmente fez sentido para ela...pois ela chegou a ir ao Paraguai, ganhou do vô dela aquele super celular que ela queria e que faz mil coisas e nem isso registrou...pelo post ficou claro que o que mais marcou em sua memória, foi o passeio a cavalo, o baita peixe de 2 kg que pescou e aprender jogar truco!! [Pelo registro através das fotos]
Com jeitinho vou relembra- la e fazer com que volte a fazer suas postagens. Ela gosta tanto de desenhar e criar histórias, por que não aproveitar esse espaço não é mesmo?!

Volto para aprofundar com novas "maneiras de olhar" sobre esse tema...e falar o que penso "autoria" para promover "inteligência coletiva".

Eis que muito me interessa tudo isso, posso adiantar!

1 comentários:

Paulinho Marques disse...

Mia lembro-me desse questionário concordo que hoje com as aulas de tec2 temos uma visão mais ampla sobre o assunto cibercultura, e como essa ferramenta será fundamental em sala de aula considerando as novas técnicas de letramento.

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..