...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


sábado, 6 de março de 2010

Dois Irmãos (Livro)

Coleção: COMPANHIA DE BOLSO
Autor: HATOUM, MILTON
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA - ROMANCES
Sinopse:
'Dois irmãos' é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro - a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.
Sobre o autor: HATOUM, MILTON
Nascido em Manaus em 1952, Milton Hatoum ensinou literatura na Universidade do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Estreou em 1989 com o romance “Relato de um certo Oriente”, seguido de “Dois irmãos” (2000), ambos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance e publicados em oito países.
Para nos incentivar a leitura por literatura, na faculdade optaram por este livro...que ainda não li, mas que me parece interessante. E gostei muito de um comentário que li dizendo:
"A história é envolvente, contada de maneira a prender o leitor. Milton exercita uma literatura feita de sutilezas, onde o não dito adquire proporções muito fortes, próprio de grandes autores".
(Neusa Fleury Moraes 14/9/2008).
A força do não dito em histórias
acabam nos prendendo realmente, pelo menos comigo também!
Quando eu ler, retorno pra contar minha opinião sobre ele,
enquanto isso fica a #dica!
_________________
Voltando para falar...o livro é muito bom te prende e realmente depois de terminar concluo também, que ficam coisas ditas pelo não dito...
Acho que cada um da o seu final.
O romance gera em torno das adversidades e conflitos dos Dois Irmãos (nome do livro).
Achei bastante conturbada a relação da irmã com eles...me inojou um pouco, mas é aquilo o dito pelo não dito, pode te fazer viajar demais, além do que o autor pensou deixar transparecer...
Tire suas conclusões...recomendo!
Fizemos prova com esta literatura...fui bem :)
Achei engraçado a professora comentar, que muita gente pegou a resenha da internet...e na hora de citar os personagens, em vez de Omar...escreviam "Osmar" confiante...isso é que é passar pelo livro!!
Errar o nome do Yaqub ainda va lá né?!

0 comentários:

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..