...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


sábado, 18 de setembro de 2010

Educação Inclusiva

"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)
"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas, nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades" (Hallahan e Kauffman, 1994)
Interessante. - Como uma pequena frase, tem tanto a nos dizer.
Nos leva a refletir...Precisamos nos posicionar e ir em busca da tão almejada igualdade.
Mas não acredito na inclusão "politicamente", ou somente para fazer média, como tem ocorrido nas escolas...incluir requer dedicação, professores capacitados, ambientes adaptados.
Esta semana (16/09), participei de uma reunião Pedagógica e logo depois da Oficina, cujo o tema era o "Bullying".
Interessante que esmiuçando esse tema, te leva a pensar também de certa forma em INCLUSÃO.
Educação Inclusiva, vejo que vem desde fazer seu aluno "novo", interagir bem com a turma, seu aluno "diferente" (no sentido de estilo mesmo), sua religião, no "gordinho", "magrela", "negrinho", "branquela", no "burro", "sujinho", "Patrícinha ou riquinho" (no sentido de nível social)- enfim em toda aquela lista de "boas qualidades", que todos eles conhecem bem...ou seja todo aquele que causa estranheza, o menosprezado, o rebelde, o que se destaca de alguma maneira positiva ou não. Bom, essa foi a uma conclusão minha que cheguei, não vem muito ao caso.
Mas o fato é, que além de toda uma falsa inclusão vivida nas escolas, os deficientes acabam sofrendo muitos Preconceitos e também essa palavrinha "Bullying".
Tivemos um relato: Das crianças maltratarem seu amigo deficiente, pois ele não conseguia acompanhar nada pedido na aula de Educação Física... A Professora já sem saber o que fazer, resolveu inverter e começou a fazer coisas que somente ele conseguia fazer, apesar de algumas incapacidades, ele se saiu muito bem e os alunos que faziam piadas maldosas, de baixa-estima, que o agrediam, (não só psicológica-mente), passaram a admira-lo.
A verdade, que o ser humano querendo ou não, se baseia muito no padrão de beleza, nos status e ir contra isso, o que não da valor nessa opção de vida, sofre e sofre muito.
A vida é tão mais simples e mais feliz quando somos nós mesmos e nos agradamos disso, não pra mostrar pra ninguém, mas pelo simples fato de você SER VOCÊ, sem precisar copiar alguém, por que será melhor aceito. A palavra é essa...se ACEITAR e isso precisa ser trabalhado com os deficientes também, pois aquele eu não posso, não consigo...tira seu brilho, sua luz própria, as suas inúmeras habilidades, muita das vezes escondidas.
E você, o que pensa sobre isso ou de tudo isso?!?

1 comentários:

Anônimo disse...

Nice post and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..