...

O por que da criação do meu blog, veja aqui.


domingo, 24 de março de 2013

Nova etapa \o/ Psico...

Uma semaninha de conquistas, entre elas o inicio da minha pós...PSICO. Ameei!



"UMA ROSA COM OUTRO NOME"

         Imagine por um instante que você está visitando um viveiro de plantas.Você percebe uma agitação lá fora e vai investigar. Você encontra um jovem assistente lutando contra uma roseira.Ele está tentado forçar as pétalas da rosa a se abrirem, e resmunga insatisfeito.Você lhe pergunta o quê está fazendo e ele explica: "meu chefe quer que todas essas rosas floresçam essa semana, então na semana passada eu cortei todas as precoces e hoje estou abrindo as atrasadas".Você protesta dizendo que cada rosa floresce a seu tempo, é absurdo tentar retardar ou apressar isso.
     Não importa quando a rosa vai desabrochar - uma rosa sempre desabrocha no momento mais oportuno para ela. Você olha novamente a rosa e percebe que ela está murchando, mas quando você o alerta, ele responde: "Ah, isso é mau, ela tem disdesabrochamento congênito. Vamos ter que chamar um especialista". Você diz: "Não, não! Foi você quem fez a rosa murchar! Você só precisaria satisfazer as exigências de água e luz da planta e deixar o resto por conta da natureza!"Você mal consegue acreditar no que está acontecendo.Por quê o chefe dele é tão mal informado e tem expectativas tão irreais em relação às rosas? 
      Essa cena nunca teria se passado em um viveiro, é claro, mas acontece todo o dia em nossas escolas. Professores pressionados por um sistema seguem calendários oficiais que exigem que todas as crianças aprendam no mesmo ritmo e do mesmo jeito. No entanto, as crianças não diferem das rosas em seu desenvolvimento: elas nascem com a capacidade e o desejo de aprender, e aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes.Se formos capazes de satisfazer suas necessidades, proporcionar um ambiente seguro e propício e evitar nos intrometer com dúvidas, ansiedades e calendários arbitrários, aí então - como as rosas - as crianças irão desabrochar cada uma há seu tempo.

Por Jan Hunt, Psicóloga Diretora do "The Natural Child Project”. (Fonte)

0 comentários:

Postar um comentário

Espero que tenha algo a comentar..